Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Lenda da Fundação de Roma

Lenda Histórica que relata a fundação de Roma.

Esta lenda é contada pelo poeta Romano Virgílio na sua obra "Eneida".

A história começa com o nascimento de dois irmãos gémeos, Rômulo e Remo, Filhos do Deus Marte com uma mortal descedente de Enéias.

A mãe das 2 crianças era Reia Sílvia, filha de Numitor, governante do Reino de Alba Longa.

Quando Amúlio, irmão do Rei de Alba Longa, ursupou o trono, procurou acabar com os descendentes de seu irmão. O rei usurpador desejou a morte dos filhos de Reia Sílvia. Como ele não teve coragem de assassinar as duas crianças, ordenou que eles fossem colocados numa cesta e atirados ao Rio Tibre.

Rômulo e Remo foram encontrados nas margens do rio por uma loba que os amamentou como se fossem suas crias.

Um pastor chamado Fáustolo avistou e pegou os gémeos e criou-os até à idade adulta. Passados alguns anos, Rômulo e Remo sentiram-se preparados e voltaram a Alba Longa para destronar o rei ursurpador. Eles mataram Amúlio reconduziram o avô Numitor novamente ao trono de Alba Longa.

Com o consentimento do Rei Numitor, Rômulo e Remo em homenagem à loba que os amamentou, fundaram uma cidade no mesmo lugar em que ela os encontrou. A cidade fundada por eles ficou conhecida como Roma que segundo alguns historiadores foi fundada em 753 a.C.

Anos mais tarde Rômulo teria matado Remo pela liderança da cidade e transformou-se no primeiro rei de Roma.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lenda Da Cobra Grande (Brasil)


É uma das mais conhecidas lendas do folclore amazónico.

Conta a lenda que numa tribo indígena da Amazónia, uma índia, grávida da Boiúna (Cobra-grande, Sucuri), deu à luz duas crianças gémeas que na verdade eram Cobras. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato e uma menina, chamada de Maria.

Para ficar livre dos filhos, a mãe atirou as duas crianças ao rio. Lá no rio eles, como Cobras, se criaram. Honorato era bom mas a sua irmã era muito perversa, prejudicava os outros animais e também as pessoas.

Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la para pôr fim às suas perversidades. Honorato, nas noites de luar, perdia o seu encanto e adquiria a forma humana, transformando-se num belo rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra.

Para que se quebrasse o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita coragem para derramar leite na boca da enorme cobra e fazer um ferimento na cabeça até sair sangue, mas ninguém tinha coragem de enfrentar o enorme monstro.

Até que um dia um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato da maldição. Este deixou de ser cobra d'água para viver na terra com a sua família.